Empresa une IoT e nuvem para atendimento a idosos
A Tecnosenior está trazendo para o Brasil a plataforma de monitoramento Contactto, voltada para o segmento de idosos. Empregando tecnologia embarcada na nuvem, ela pode receber chamados de emergência enviados por Equipamentos de Monitoramento Pessoal, bastando apenas uma conexão com a Internet e o emprego do navegador Google Chrome.
Ao receber um pedido de emergência por meio de um número 0800, que não envolve custos, o sistema identifica o tipo de ocorrência e abre o canal de voz entre o equipamento e o profissional responsável pelo atendimento. Dependendo do alarme recebido, a solução avisa automaticamente as pessoas cadastradas por meio de e-mail, mensagem de texto (SMS) ou aplicativo de celular.
“Considerando somente o mercado de pessoas idosas, no qual hoje estamos focados, temos atualmente um contingente de 27 milhões de pessoas, representando 13% de uma população de 208 milhões de habitantes”, informa Gilson Esteves, CEO da Tecnosenior.
De acordo com o executivo, uma característica muito importante desse mercado é o seu potencial de crescimento: em 2060, o Brasil deverá ter 228 milhões de habitantes, o que não é um crescimento muito significativo, mas contará com um universo estimado em 73 milhões de idosos, ou o equivalente a 32% da população.
Outro dado importante é que a média de idade dos usuários dos sistemas de emergência pessoal está situada na casa dos 80 anos. Aproximadamente 5% dos brasileiros estão com mais de 70 anos, ou seja, mais de 10 milhões de pessoas.”Embora o mercado potencial para sistemas de monitoramento pessoal, hoje, seja de 100 mil idosos, correspondendo a1% da população com mais de 70 anos, em todo o Brasil temos atualmente pouco mais de 10 mil usuários, ou seja, há uma enorme janela de oportunidades”, analisa Gilson Esteves.
O executivo também destaca o emprego da tecnologia Watson IoT, da IBM, distribuída no Brasil pela Tech Data, escolhida como parceira para a iniciativa.”Essa aliança amplia as possibilidades de nossa plataforma ao agregar os benefícios de inteligência artificial e da análise de dados, além de conferir toda a credibilidade presente na marca IBM”. Não houve informação sobre os investimentos feitos para trazer a plataforma ao Brasil.