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Inteligência artificial: falta maturidade para mitigar o viés na tomada de decisão

O viés nos dados ainda é o maior empecilho para as organizações implementarem a inteligência artificial (IA), revela  a pesquisa da IDC Artificial Intelligence Global Adoption Trends and Strategies (Tendências e Estratégias Globais de Adoção de Inteligência Artificial, 2019), que entrevistou 2.473 organizações de vários tamanhos em todos os setores do mundo que usam soluções de IA.

A confiança na automação baseada em IA, aliás, foi considerada crucial para a escala na sua adoção. O estudo mostrou que é importante que os provedores dessa tecnologia implementem funcionalidades capazes de explicar seus modelos de uso e ferramentas que ajudem na avaliação do grau de assertividade das decisões tomadas, para o desenvolvimento isolado e em implementações de execução em escala.

No Brasil, as empresas ainda estão experimentando o uso da IA e, apesar dessa adoção estar nos primeiros passos para ganhar escala, a preocupação é a mesma, como analisa Claudio Pinheiro, cientista de dados sênior da IBM Brasil. Segundo o cientista de dados, todos os setores da economia têm a preocupação em mitigar vieses, mas nem todos têm a maturidade de implementação de IA e uso dos dados.

“Os setores mais avançados nesse aspecto e que mais demonstram essa preocupação por aqui são o bancário e de telecomunicações, onde já vemos casos de uso que começaram a mais tempo”, adiciona Pinheiro. A pesquisa mostrou ainda que 18% das empresas possuem modelos de IA em produção, 16% estão em estágio de prova de conceito (POC) e 15% estão experimentando a IA.

Dentre os pesquisados, a IBM é a fornecedora líder do setor, sendo responsável por 9,2% do mercado de inteligência artificial. Ainda segundo a pesquisa da IDC, nos últimos 12 meses, o uso mais popular da IA pelas companhias foi em operações de TI, atendimento e suporte ao cliente, finanças e contabilidade e comércio eletrônico. A automação inteligente de tarefas e processos foi a aplicação mais utilizada para operações de TI e os assistentes virtuais, os “chatbots”, e mecanismos de recomendações foram as principais utilizações de IA no atendimento e suporte ao cliente.


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