Nuvem é resposta para tsunami de dados que não para de crescer
Com 34% do mercado global de computação em nuvem e um faturamento anual superior a US$ 80 bilhões, a Amazon Web Services realiza nesta semana o seu maior evento público, em Las Vegas nos EUA, o AWS re:Invent. Com esses predicados, o CEO, Adam Selipsky, destacou que não há outra tecnologia imediatamente capaz de lidar com o volume, e a centralidade, dos dados nos dias de hoje.
“Nossa projeção é que nos próximos 5 anos vamos criar mais que o dobro dos dados produzidos desde o começo da Era digital. Gerenciar a escala e o crescimento desses dados se tornou um desafio e uma oportunidade para todas as organizações. Os dados estão no centro das aplicações, dos processos, das decisões de negócios. É o pilar de praticamente todas as organizações na transformação digital”, destacou o presidente da AWS.
Assim, para além da tradicional infraestrutura de nuvem, a maior empresa de cloud do planeta mantém a prática de lançar novas ferramentas em sua plataforma. Neste re:invente 2022, vale destacar diferentes soluções de segurança – entre elas, uma ‘sala limpa’ para colaborações remotas – evoluções de desempenho e novos recursos.
Selipsky destacou, por várias vezes, a característica de controle de custos viabilizada pela nuvem. “A nuvem é mais econômica e muitos clientes estão economizando 30% ou mais”, disse. E há casos até maiores. Segundo o CEO da AWS, a ferramenta de ‘contact center’ na nuvem, em que só existe cobrança quando há interação com o cliente, chega a ser 80% mais barata que soluções tradicionais.
Ao fim, a tônica da AWS foi nas ferramentas, que já somam mais de 600, feitas sob medida para diferentes interesses e mesmo portes de usuários/clientes. A escalabilidade, o tratamento e a análise de dados, insistiu o CEO Selipsky, reforçam o papel da nuvem em transformar informações em valor.
“Estamos investindo em toda a jornada dos dados, do armazenamento, uso, análise, aplicação de aprendizado de máquina, e garantindo a governança acessível para facilitar a capacidade de extrair valor dos dados. Integrar e combinar os dados distribuídos em tantas fontes, com governança e garantia de segurança, de forma que as informações sejam capazes de gerar insights”, completou o CEO da AWS.