Amazon: Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E têm um casamento perfeito com o 5G
Em palestra no evento Wi-Fi 6E Brasil, organizado pelo Wi-Fi NOW, nesta terça-feira, 2/3, Ravi Ichapurapu, engenheiro-sênior para Tecnologia Sem Fio da Amazon, apontou diversas aplicações com potencial para o uso de espectro não licenciado em 6 GHz, tais como Amazon Online Shopping, automação industrial, backhaul em mesh, transferência tethering em alta velocidade, streaming em 4K e 8K, aplicações de realidades aumentada e virtual, jogos na nuvem (Luna), redes domésticas em mesh (Eero), entretenimento em veículos (Alexa Auto), entre outras.
O especialista defendeu a tese de que se busca construir um produto ou serviço que funcione bem para muitos clientes, mas, diante da coexistência de diversas redes simultaneamente, pode haver atrasos e latência devido ao efeito da interferência, o que prejudica negócios de missão crítica, graças à degradação no desempenho da rede.
“O espectro de 6 GHz nos permite obter vários gigabits de taxa de transferência, baixa latência e um grande aumento da capacidade da rede. E isso em conjunto com o Wi-Fi 6 turbina o desempenho que podemos esperar”, apontou Ichapurapu. Muito disso, acrescentou, está ligado ao fato de não ter interferência de clientes legados, além de ter mais espectro para escolher, se houver diversas redes ao redor.
De posse do espectro, ressaltou, é possível obter multigigabits de taxa de transferência e baixa latência, culminando no surgimento de diferentes aplicações. “Ter uma rede sem fio confiável é muito importante para aplicações como a automação industrial. Conforme a latência diminui e as coisas ganham mais tempo, o que você pode fazer com a automação é muito interessante. Você tem também esse backhaul de malha para ponto a ponto e ponto a multiponto, que são interessantes para infraestrutura, chão de fábrica e para pequenas operadoras e provedores que estão tentando conhecer o serviço em uma área específica”, explicou. “Isso é muito relevante nos países em desenvolvimento”, adicionou o engenheiro-sênior para Tecnologia Sem Fio da Amazon.
Na parte de streaming de eletrônicos de consumo, o salto será grande. “Estamos olhando para uma alta taxa de quadros; 8k está chegando e teremos eventos esportivos e outras coisas nas quais 8k nesta alta faixa dinâmica vai precisar de muito rendimento, porque se necessita basicamente de muito rendimento e baixa latência para uma boa experiência”, disse Ichapurapu.
Outra vertente é no segmento automotivo, que está evoluindo muito rapidamente e aportando mudanças. Entretenimento veicular, todos os tipos de sensores, câmeras e outros coisas estão entrando em carros, como recursos de suporte para autodireção. Cuidados de saúde remotos e aprendizagem de monitoramento também foram citados pelo executivo. “Ter mais espectro melhora a nossa capacidade de fazer coisas como localização, que é tentar descobrir se você sabe onde as pessoas estão para economizar energia desligando as luzes quando elas não estão em uma sala específica.”
O espectro de 6 GHz e o Wi-Fi 6, com o Wi-Fi 6E, são, na opinião dele, elementos essenciais e companheiros perfeitos para o 5G, banda larga por satélite, fibra e outras coisas. “O que nos permitirá habilitar essas aplicações, especialmente em ambientes internos residenciais e industriais, é o Wi-Fi”, resumiu.