TV Digital: Distribuição atinge marca de 10 milhões de conversores
A distribuição dos kits de antena e conversor digital para televisores analógicos atingiu a marca de 10 milhões de equipamentos distribuídos, segundo calcula a Seja Digital, o braço operacional da transição tecnológica em curso. Pelo menos outros 3 milhões de equipamentos devem chegar a famílias inscritas em programas sociais até o fim de 2018.
A entrega do kit de número 10 milhões ocorreu na cidade de Paracambi, interior do Rio de Janeiro para a dona de casa Mônica da Silva Paraíso, 49. Ela tem uma televisão de tubo e espera conseguir ver a programação sem ‘chuviscos’ a partir de agora. Os kits com antena e conversor, que permite a televisores antigos receberem os sinais digitais, são gratuitos para famílias de baixa renda.
Até aqui, a transição para as transmissões exclusivamente em sinais digitais já avançou por 644 cidades, sendo 20 capitais, o que significa que aproximadamente 100 milhões de brasileiros já passaram pelo desligamento dos sinais analógicos. Até o fim de 2018, outras 700 cidades, onde vivem cerca de 30 milhões de pessoas, também seguirão o mesmo caminho.
A próxima onda do ‘apagão’ analógico será em 14/8, quando deve ser concluído o processo nas demais capitais de Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Macapá (AP), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e ainda outros 14 municípios próximos.