Internet

Nos EUA, YouTube bate Facebook e vira segundo entre sites mais acessados

Às voltas com sucessivas crises de relações públicas, o Facebook deve ser superado pelo YouTube nos próximos meses na preferência dos internautas, pelo menos nos Estados Unidos. É o que projeta a plataforma de estatísticas na rede SimilarWeb.

“Por muitos anos, os cinco maiores sites nos Estados Unidos se mantiveram estáveis – pela ordem, Google, Facebook, YouTube, Yahoo e Amazon. Agora estamos no limiar de uma mudança de paradigma”, diz a análise com os números da SimilarWeb.

“Nossas projeções mostram que em breve o tráfego do YouTube vai superar o do Facebook e se tornar o número 2, enquanto a Amazon vai passar o Yahoo e assumir o número 4. Se a tendência atual continuar, essas viradas devem acontecer nos próximos dois ou três meses”, completa a estimativa.

No Brasil, o ranking é parecido, com Google, Facebook e YouTube nas primeiras posições, mas com os brasileiros Globo.com e Uol completando os top 5.

Os dados mosram que o Facebook vem sofrendo uma redução significativa nas visitas mensais. Nos últimos dois anos, esse número de visitas caiu de 8,5 bilhões para 4,7 bilhões por mês. Enquanto isso, o YouTube cresce e já encosta na rede social, somando 4,5 bilhões de visitas por mês.


É preciso levar em conta, no entanto, que embora as visitas mensais ao ‘carro-chefe’ tenham diminuído, o Facebook criou um ecossistema que no todo segue em crescimento. “Há crescimento em outras partes do portfolio, como no Instagram e no Messenger. Usuários do app Instagram para Android, por exemplo, agora usam 56 minutos por dia, contra 27 minutos um ano antes”, alerta a pesquisa.

Botão Voltar ao topo