Mercado

IA provoca alta de 152% em componentes para datacenter

O mercado de servidores e componentes de armazenamento cresceu 152% no primeiro trimestre de 2024, atingindo um novo recorde, segundo o Dell’Oro Group. Este rápido crescimento é principalmente o resultado da alta demanda por GPUs e aceleradores personalizados para o mercado de nuvem em hiperescala. Os componentes de servidor e armazenamento de uso geral também registraram um crescimento de receita de dois dígitos após um ciclo de correção de estoque em 2023.

“Embora os aceleradores continuem a estabelecer remessas recordes trimestre após trimestre, o crescimento unitário do mercado tradicional de servidores e componentes de armazenamento retornou ao crescimento positivo ano após ano pela primeira vez em oito trimestres, à medida que os fornecedores e os provedores de serviços em nuvem retomam as compras antecipadamente. de maior demanda do sistema ainda este ano”, afirmou Baron Fung, Diretor Sênior de Pesquisa do Grupo Dell’Oro.

“O preço médio de venda (ASP) dos componentes aumentou significativamente em relação ao ano anterior, aumentando o crescimento do faturamento. Para CPUs, uma combinação crescente de CPUs de quarta e quinta geração, que possuem mais núcleos e conjuntos de recursos em comparação com seus antecessores, tem comandado ASPs mais elevados. As unidades de armazenamento e a memória tiveram um aumento significativo nos preços, à medida que os fornecedores garantem que a oferta não excede a demanda. No caso da memória, os três principais fornecedores mudaram a capacidade de produção de DRAM para produtos HBM focados em IA”, explicou Fung.

De acordo com o Relatório Trimestral de Semicondutores e Componentes de TI para Data Centers do 1T 2024, a NVIDIA liderou todos os fornecedores em receitas de componentes, seguida pela Samsung e Intel. A NVIDIA foi responsável por quase metade das receitas de componentes relatadas, à medida que os suprimentos de GPU H100 melhoraram para os mercados de nuvem e empresarial.

Espera-se que o forte crescimento dos aceleradores continue em 2024. As GPUs continuarão a ser a principal escolha para treinamento e inferência, com a próxima plataforma Blackwell da NVIDIA fortalecendo a liderança da empresa. Também prevemos que aceleradores personalizados e outros fornecedores ganharão alguma participação com ofertas concorrentes, como AMD MI300X/MI325X Instinct e Intel Gaudi3.


As receitas de Smart NIC e DPU cresceram mais de 50% no primeiro trimestre de 2024, impulsionadas pela forte adoção em hiperescala para casos de uso de IA e não IA.

Botão Voltar ao topo