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Oito em cada 10 brasileiros acreditam que estão ficando para trás em suas profissões

Os vídeos curtos são os preferidos para atualização profissional. A maioria dos respondentes também investiu em certificações.

Uma pesquisa feita pela DataCamp, plataforma de cursos de dados e IA, com 500 brasileiros, no mês de fevereiro, aponta que para 61% dos entrevistados, a realização de cursos curtos é o modo mais utilizado para se atualizar profissionalmente. Na sequência, com 60%, aparece o consumo de vídeos educativos na internet. Na sequência, também são citados, por 49% dos respondentes, a leitura de artigos e publicações acadêmicas e o acompanhamento de redes sociais de profissionais das áreas de interesse.

A necessidade da atualização constante vem, principalmente, do sentimento dos profissionais de estarem sendo deixados para trás em suas carreiras. Isso porque, oito em cada dez brasileiros já sentiram que estavam ficando para trás em suas profissões. Neste cenário, essa sensação passa a ser um impulso motivacional para buscar estar em dia com as novidades do mercado.

A maioria dos respondentes da pesquisa investiu em cursos e certificações nos últimos três meses (33%). Outros 25% realizaram buscaram se especializar no último ano, e 21% nos últimos seis meses. Em comparação, os números são positivos, uma vez que apenas 22% não procuraram se atualizar nos últimos doze meses ou realmente nunca investiram em cursos.

“A IA é um dos melhores exemplos do momento: ela já vem demonstrando seu potencial para transformar o mercado de trabalho, podendo transformar algumas profissões, mas também impulsionando a criação de novas oportunidades para quem acompanha essa evolução. O essencial agora é aprender a usá-la a seu favor, e investir em cursos na área pode fazer toda a diferença”, conclui o COO da Datacamp, Martijn Theuwissen.


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