Mercado

Open Finance: Mais de 1 bilhão de chamadas API semanais realizadas

Em apresentação à Associação Comercial do Paraná (ACP), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, deu números sobre o Open Finance. Segundo ele, já são 20 APIs desenvolvidas e 12 em desenvolvimento; mais e 37 milhões de consentimentos para compartilhar dados e, em média, mais de 1 bilhão de chamadas API semanais na fase dois nas últimas semanas. A fase dois também somou 37 bilhões de chamadas APIs.

Campos Neto também falou sobre a evolução do Pix. Segundo ele, ela passa por aprimoramentos no Pix Cobrança, desenvolvimento do Pix automático; Pix por IPT no open finance; modalidade de compre agora pague depois (BNPL, do inglês buy now pay later) e Pix internacional. 

Segundo o BC, 33 milhões de pessoas que não faziam transferências eletrônicas antes do Pix, agora usam o sistema de forma constante e regular.  Em dois anos, 45 milhões de pessoas passaram a fazer transferências. Atualmente, são  139,4 milhões de usuários pessoas físicas e 12,5 milhões de PJs.

Aprimoramentos no Pix por cobrança tem a integração via arquivo padronizado e base centralizada para facilitar a gestão de cobranças. Já o Pix automático deve funcionar de forma similar ao débito em conta, quebrando o paradigma do convênio bilateral e sendo uma nova alternativa para pagamentos recorrentes.

O BC também estuda uma jornada mais amigável ao usuário e simplificação com menos “cliques” no escopo do Pix por IPT no open finance. Campos Neto apontou ainda que o mercado está lançando a iniciativa BNPL usando Pix e com integração com open finance. BNPL se popularizou em países como os Estados Unidos onde o crediário não é uma modalidade comum.


Com relação à agenda do Pix internacional, a agenda inclui evento de cooperação técnica com mais de 30 países (Deep Dive into Pix) e reuniões bilaterais com Uruguai, Colômbia, Equador e Peru.

Botão Voltar ao topo