UIT lança guia para orientar países em estratégias de segurança cibernética
A União Internacional das Telecomunicações anunciou nesta segunda, 17/9, o lançamento do Guia de Estratégia Nacional de Segurança Cibernética, voltado a orientar países a desenharem e implementarem suas próprias defesas contra esse tipo de ameaça.
Segundo a UIT, o objetivo é auxiliar as estratégias nacionais sobre o assunto levando em consideração a situação específica de cada país, bem como seus valores sociais e culturais, de forma a encorajar a busca de sociedades conectadas e seguras.
“Esse valioso guia enfatiza o compromisso da UIT de apoiar os países membros a maximizarem o uso de tecnologias da informação e comunicação para o desenvolvimento social e econômico”, afirmou o secretário geral da UIT, Houlin Zhao, ao apresentar o documento.
Segundo a UIT, o guia foi elaborado com a participação de 11 parceiros intergovernamentais, organizações internacionais, empresas, academia e sociedade civil. “Garantir a segurança dos ativos digitais, tanto dados como infraestrutura, é um desafio crítico”, pontuou a vice-presidente do Banco Mundial, Sandie Okoro.
O guia da UIT traz modelos reconhecidos internacionalmente, frameworks, e referências em segurança cibernética, com destaque para princípios e boas práticas que devem ser levadas em consideração quando da elaboração e gestão de estratégias nacionais de segurança no tema.
O Guia de Estratégia Nacional de Segurança Cibernética pode ser encontrado na página da UIT na internet, ou diretamente neste link.