Telecom

5G vai quintuplicar o tráfego de dados e terá papel decisivo na economia mundial

Há um forte momento global para o 5G e a tecnologia será adotada de forma massiva entre 2020 e 2024, chegando a 40% da população mundial, com as redes comerciais despontando nos Estados Unidos, China, Coreia do Sul, Japão e China nos próximos anos, sustenta relatório produzido pela Ericsson para o Fórum Econômico Mundial, que acontece em Davos, na Suécia.

De acordo com o levantamento da Ericsson, as principais implementações de 5G estão previstas para 2020, e até o final de 2024 há a projeção de se ter 1,5 bilhão de assinaturas 5G, o que significará quase 17% dos celulares ativos mundialmente. O tráfego global deverá quintuplicar no período 2018 a 2024, com vídeo sendo o rei dessa aplicação. O relatório mostra que o tráfego de vídeo nas redes móveis terá um crescimento anual de 35% até 2024 e representará, ao final, 74% de todo o tráfego de dados móveis global.

Mas ainda haverá pessoas longe da Internet, mesmo com as redes 2G, 3G, 4G e 5G. Em 2024, aponta ainda o estudo, uma em cada quatro pessoas no mundo, ou seja 25% da população, não terá acesso a banda larga móvel. Isso significa algo em torno de 1,9 bilhão de pessoas sem conectividade móvel de alta velocidade. 

Quem também aproveitou Davos e a reunião dos líderes das principais economias do mundo para mostrar o impacto do 5G foi a Huawei. “O 5G está pronto, o 5G está chegando e o 5G trará a cada um de nós grandes benefícios”, declarou Ken Hu, vice-presidente da fabricante chinesa. Segundo ele, 2019 terá o 5G como o grande mercado para tecnologia.

“O 5G vai revolucionar negócios e lazer e poderá trazer respostas imediatas para problemas estruturais do planeta”, acrescentou. Ken Hu também advertiu para o impacto negativo da guerra travada entre a China e os Estados Unidos. “O 5G precisa do ecossistema global. Essa disputa é muito negativa”, reforçou.


*Com agências de nóticias internacionais

Botão Voltar ao topo