Dell’Oro: Open RAN está em crise, mas veio para ficar
A queda da receita registrada entre os fornecedores Open RAN já era esperada e faz parte da jornada da tecnologia, sustenta o vice-presidente da Dell’Oro Group, Stefan Pongratz. A consultoria revisou as eexpectativas de receita para os próximos cinco anos, com o mercado ficando entre 5% a 10%,
“Está acontecendo uma instabilidade de curto prazo, mas continuamos a acreditar que o Open RAN veio para ficar e há um crescente apoio dos fornecedores para reforçar essa tese”, adicionou o especialista.
Samsung Networks, NEC, Fujitsu, Rakuten Symphony e Mavenir foram os principais fornecedores de Open RAN até março deste ano. O VP da Dell’Oro projeta a participação de fornecedores como Ericsson e Nokia no segmento de Open RAN.
A posição otimista é retratada na projeção de números. A Dell’Oro ainda espera que a receita Open RAN represente entre 15% e 20% do mercado geral até 2027. Mas Stefan Pongratz admite que as operadoras europeias, que lideram os anúncios de adesão ao Open RAN, estão demorando muito para implantar seus projetos.