Mais de 620 mil consumidores pedem bloqueio de telemarketing
É grande a procura no primeiro dia de adesões ao cadastro ‘Não Me Perturbe’, o serviço criado pelas operadoras de telecomunicações para inscrever números de telefones para os quais ficam bloqueadas as ligações de teles oferecendo serviços de telefonia, internet e TV por assinatura.
Segundo o Sinditelebrasil e a Anatel, até às 17h, já foram cadastradas 620 mil pessoas, que fizeram mais de 450 mil solicitações de bloqueio. Em média foram 13 mil acessos simultâneos, com pico superior a 40 mil nas primeiras horas de funcionamento do site www.naomeperturbe.com.br.
Em que pese a pressão da Anatel por uma resposta às ligações indesejadas, as empresas sustentam que a ferramenta criada por elas é um compromisso de adoção de boas práticas. O site é uma das iniciativas do código de conduta relacionado a telemarketing que as teles vão apresentar até setembro deste 2019.
O canal permite a inclusão de números de telefone no que as teles chamam de Cadastro Nacional Setorial de Não Perturbe. Para isso, é preciso cria login e senha, por meio do nome completo, CPF e endereço de email. O bloqueio será efetivado em até 30 dias corridos a partir da data da solicitação.
Como é uma ferramenta específica das maiores empreas de telecomunicações do país, o cadastro abrange bloqueios a ligações da Algar, Claro, Oi, Nextel, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo.