Secretaria Nacional do Consumidor quer zero rating para serviços públicos
Em conversa entre representantes da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e do sindicato nacional das operadoras, a Conexis Brasil Digital, o governo indicou um renovado interesse em usar sistemas de zero rating para acesso a serviços públicos digitais. No ano passado, durante o 5X5 TecSummit, governo e Anatel admitiram que sentaram à mesa para negociar, mas não houve avanço.
O tema fez parte da conversa entre o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, o Diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, Ricardo Blattes, e o Coordenador-Geral de Estudos e Monitoramento de Mercado, Vitor Hugo do Amaral, com o presidente da Conexis, Marcos Ferrari.
Mas enquanto defende o sistema de acesso sem consumo de franquia de dados, a mesma Senacon ainda avalia um pedido apresentado pela Coalizão Direitos na Rede, apresentado em janeiro deste ano, que pede medidas contra os planos de telefonia móvel que preveem bloqueio do acesso à internet ao fim da franquia.
Como mostra uma pesquisa do Idec e do Instituto Locomotivas, após o consumo da franquia, em geral brasileiros das classes C,D e E ficam entre uma e duas semanas sem internet no celular, o que lhes dá acesso somente aos sites com acordos comerciais de zero rating com as operadoras, como Facebook e Whatsapp.