Telecom

TIM: 2,3GHz foi oportunidade e vai desafogar o 4G

A aquisição da faixa de 2,3GHz foi ‘oportunidade, ou seja uma grande vantagem no leilão 5G, já o 3,5GHz significava o futuro da TIM com o 5G. Assim explicou o CTIO da TIM Brasil, Leonardo Capedville, em teleconferência com a imprensa, nesta quarta-feira, 08/12. Segundo Capdeville, a faixa de 2,3GHz vai desafogar a rede 4G nas regiões Sudeste e Sul, onde a tele tem forte atuação.

“Apenas em 2026 ou 2027, o espectro de 3,5 GHz começar a ficar mais ocupado no 5G. Aí tem que se ter mais espectro ou adensamento de antenas, e aí poderemos usar o 2,3 GHz também para fazer o offload do 5G”, explicou.

O CTIO disse que, hoje, não faz sentido pensar em 2,3 GHz para o 5G, até por conta do custo- a faixa de 2,3GHz tem 40 Mhz, e o 3,5GHz, 100 Mhz. “Quando escolho colocar o rádio, é o mesmo investimento, mas no 3,5 GHz temos o dobro da capacidade”, reforça.

A faixa de 26GHz segue sendo vista com cautela pela TIM. “A mmWave é uma aposta, mas não sem fatos ou dados. Há dúvidas a serem respondidas ainda e ainda vamos aguardar, mas nós, sempre olhamos para novas faixas”, adicionou.


Botão Voltar ao topo