Telecom

TIM, Ericsson e Inatel inauguram laboratório 5G

A TIM anunciou nesta sexta, 6/9, a inauguração de mais um 5G Living Lab TIM, projeto de desenvolvimento do ecossistema de soluções e experimentação da nova tecnologia em rede real. Esta unidade, em Santa Rita do Sapucaí (MG), é uma parceria com a Ericsson onde foi ativada uma rede 5G operando na frequência de 3,5 GHz, no Instituto Nacional das Telecomunicações (Inatel).

A TIM justifica a opção por habilitar a rede 5G em parceria com instituições de ensino para promover o conhecimento e demonstrar o poder transformador dessa próxima onda tecnológica em um ambiente de troca inovador. “Queremos ser pioneiros e protagonistas nos casos de uso do 5G, incentivando a criação de um ecossistema de soluções que acelere a adoção da tecnologia no país”, explica o CTIO da TIM Brasil, Leonardo Capdeville.

Em parceria com a TIM e a Ericsson, o Inatel já desenvolve projetos sobre as tecnologias 4G e NB-Iot. “O foco é desenvolver soluções inteligentes para segurança, com aplicações de iluminação, monitoramento por vídeo e rastreamento de veículos, dentro do contexto de Internet das Coisas”, diz o diretor do Inatel, Carlos Nazareth.  

As empresas e a instituição pretendem utilizar o 5G para implementar soluções de cidades inteligentes, criando uma rede com cobertura por todo o município, atendendo cerca de 42 mil habitantes. Será possível instalar câmeras de segurança em todos os postes e implantar outras tecnologias, como soluções de identificação facial e estacionamento inteligente. 

“A Ericsson acredita que a tecnologia 5G será o principal fator de transformação econômica, competitividade e ganho de eficiência dos mais diferentes setores da economia na próxima década”, afirma o presidente da empresa para o Cone Sul da América Latina, Eduardo Ricotta.


Botão Voltar ao topo