Austrália impede Huawei e ZTE de fornecerem redes 5G
O movimento dos Estados Unidos de levantar preocupações com a segurança nacional para fechar o mercado de telecomunicações a fornecedores chineses está fazendo escola. A Austrália anunciou que Huawei e ZTE estão banidas das implantações de 5G no país.
O governo australiano não citou as empresas diretamente. Anunciou que qualquer fornecedor será impedido de fornecer equipamentos para a nova onda tecnológica se “estiver sujeito a decisões de governo estrangeiro que conflitem com as leis australianas”.
A própria Huawei confirmou, porém, quais os alvos diretos da decisão. “Fomos informados pelo governo que Huawei e ZTE foram banidas de prover tecnologia 5G para a Austrália. É um impacto extremamente desapontador para os consumidores”, revelou a empresa via twitter, apontando que fornece equipamentos com segurança no país há quase 15 anos.
O governo australiano alegou em comunicado conjunto dos ministérios do Interior e de Comunicações que fornecedores serão excluídos caso não “ofereçam proteção adequada às redes 5G contra interferência ou acesso não autorizado”.
Alegam os ministros que o 5G seria mais propenso a quebras de segurança. “Essa nova arquitetura permite que sejam contornados controles tradicionais de segurança pela exploração de equipamentos nas bordas da rede que podem afetar a integridade e disponibilidade da rede e a confidencialidade dos dados”.
* Da Mobile World Live