Telecom

Austrália define limites para leilão de espectro 5G

O governo australiano determinou limites sobre a quantidade de espectro a serem adquiridos pelas operadoras no leilão 5G. Nas áreas metropolitanas, as operadoras estarão limitadas a comprar um total de 82 MHz de espectro sub-1 GHz, ou mais de 40% do espectro de banda baixa. Um limite de 92 MHz, ou 45%, foi definido para áreas remotas.

O Ministro das Comunicações, Infraestrutura Urbana, Cidades e Artes da Austrália, Paul Fletcher, explicou que os limites impostos são para promover a concorrência; para se ter uma alocação eficiente do espectro e para evitar que qualquer licitante monopolize o leilão 5G.A Austrália planeja leiloar licenças nas bandas de 850 MHz e 900 MHz até o final deste ano, com concessões previstas para 20 anos.

“A decisão é uma vitória para as pessoas, empresas e comunidades da Austrália regional e rural”, afirmou a Telstra, em comunicado ao mercado. Já a Optus, também em comunicado afirmou que “o espectro de banda baixa é um recurso nacional escasso que será vital para alcançar o potencial da nossa economia digital”. 


Botão Voltar ao topo