MCTI lança nova funcionalidade desenvolvida pela RNP para facilitar o cadastro do patrimônio genético
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio da Secretaria de Pesquisa e Formação Científica (SEPEF) vai lançar em um evento virtual nesta terça-feira (19), o módulo de cadastro de pesquisa científica do Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen).
Esse módulo foi desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com o CNPq e tem o objetivo de promover a gestão do patrimônio genético e do conhecimento tradicional associado para fins de pesquisa de forma a propiciar a desburocratização do processo de cadastro de pesquisa científica sem fins econômicos, bem como gerar segurança jurídica ao setor acadêmico no acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado, e, com isso, impulsionar as atividades de pesquisa no país.
O projeto foi motivado pela necessidade de alterar a forma de cadastro do patrimônio genético para fins de pesquisas, já que as dificuldades enfrentadas pelos usuários do SisGen criavam um obstáculo à promoção do desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no uso sustentável da biodiversidade brasileira.
Neste primeiro momento, foi construído um MVP (Minimum Viable Product – produto mínimo viável, em tradução livre) para oferecer, de forma ágil, as principais necessidades para o uso da plataforma. Dessa forma, o módulo a ser lançado possui funcionalidades restritas, porém, com a desburocratização e segurança jurídica necessárias para os usuários cadastrarem suas pesquisas. O projeto definitivo terá continuidade posteriormente.
Serviço:
Lançamento do módulo de cadastro de pesquisa do SisGen
Data: terça-feira, 19 de abril de 2022
Horário: 17h
Local: Canal do MCTI no YouTube