InovaçãoTelecom

TIM ganha prêmio de inovação internacional com uso de APIs abertas e Spatial Web

Em parceria com a NTT DATA, a operadora foi vencedora do TM Forum DTW Ignite 2025 na categoria Best Moonshot Catalyst – Interactive Showcase, em Copenhague.

A TIM Brasil, com a NTT DATA, foi vencedora do TM Forum DTW Ignite 2025, realizado em Copenhague. A operadora foi premiada na categoria Best Moonshot Catalyst – Interactive Showcase, com um projeto que desenvolve um novo protocolo de comunicação para o Spatial Web, ou Web 3.0 — a próxima geração da internet, que conecta o mundo físico e o digital por meio de IoT, 5G, computação espacial e inteligência artificial.

A adoção da Web 3.0 permitirá que operadoras de telecomunicações ofereçam serviços baseados em localização e contexto, inseridos em um ecossistema mais inteligente e imersivo. Para isso, a solução utiliza APIs abertas do GSMA Open Gateway (via CAMARA) e do TM Forum (TMF), possibilitando que diferentes aplicações acessem funcionalidades da rede de forma padronizada e segura.

As APIs viabilizam, entre outras funções, gerenciamento de localização de dispositivos, cobrança pela operadora e prevenção de fraudes, criando novas possibilidades de monetização para o setor. O projeto também implementa e testa APIs essenciais, como Product Catalog (TMF936) e Product Usage Management (TMF937), que facilitam a integração entre operadoras e seus parceiros de canal.

A iniciativa demonstra como as operadoras podem explorar o Spatial Web e as APIs abertas para lançar novos serviços digitais, oferecer experiências personalizadas aos usuários e criar novas fontes de receita. “Com DNA inovador, a TIM Brasil quer estar na linha de frente das discussões e ser protagonista no desenvolvimento de casos que melhorem a vida das pessoas e impulsionem o Brasil. Estamos muito felizes com o prêmio e por contribuir para o desenvolvimento do mercado de realidade aumentada. Com a evolução do 5G e das demais ondas tecnológicas, nossa interação com os ambientes em que estaremos vai mudar muito”, afirma Marco Di Costanzo, CTO da TIM Brasil.

Para Cauê Dias Silva, head de Inovação da NTT DATA, a forma como consumimos produtos e informações também será profundamente transformada com essa nova web em desenvolvimento. “Ainda há um caminho a percorrer. O futuro que se apresenta trará mais facilidade e conveniência para as pessoas, já que essa tecnologia será incorporada gradualmente ao dia a dia de todos”, explica.


No mesmo evento, a Telecom Italia venceu dois prêmios com o catalyst “Agent Fabric”, na trilha Open Innovation Catalyst, nas categorias Outstanding Catalyst – Application of AI & Automation (Aplicação de IA e Automação) e Innovative and Futuristic (Inovador e Futurista). O projeto aborda o desenvolvimento de um ecossistema colaborativo de agentes autônomos baseado em IA generativa para automatizar diagnóstico, resolução de incidentes, otimização e processos de aprendizado contínuo. Com isso, os Network Operations Centers (NOCs) poderão reduzir o tempo médio de reparo, aumentar a satisfação do cliente e reduzir custos operacionais.

Botão Voltar ao topo