
A plataforma Gov.br registrou 1.280.548 assinaturas eletrônicas avançadas em apenas 24 horas, o maior volume diário desde a implantação do serviço, há cinco anos. Para o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), o recorde reflete a crescente adesão dos brasileiros à identificação digital e à segurança oferecida pela ferramenta.
Além do recorde de assinaturas, o dia também foi marcado pela emissão de 135.879 novos certificados de assinatura avançada, referentes a cidadãos que realizaram o cadastro na plataforma nos níveis prata ou ouro — os mais elevados de segurança.
Segundo o ITI, o serviço opera com hardwares e softwares de última geração para garantir rapidez e confiabilidade. Na terça-feira, a plataforma processou uma média de 889 assinaturas por minuto, o equivalente a 14,82 assinaturas por segundo ao longo de todo o dia.
“Esse desempenho é desafiador para o ITI. A base Gov.br alcançou 175 milhões de usuários e muitas pessoas optam pela segurança, confiabilidade e comodidade de assinar um documento de onde estiver, na rua ou no trabalho”, diz o diretor-presidente do ITI, Enylson Camolesi.
Os números do primeiro trimestre de 2026 confirmam a tendência de alta. Em janeiro, foram registradas 21.054.939 assinaturas eletrônicas avançadas; em fevereiro, 20.977.588; e em março, 27.165.220 — um aumento de 29,5% em relação ao mês anterior.
No acumulado do trimestre, o total chegou a 69,2 milhões de assinaturas, volume 57% superior ao registrado no mesmo período de 2025, quando foram contabilizadas 44 milhões.
Outro serviço oferecido pelo ITI na plataforma é o Notifica, que alerta os usuários sempre que um certificado digital da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) é emitido em nome de uma pessoa física. As comunicações são enviadas pela caixa postal da plataforma GOV.BR.
“Desde o lançamento no final do ano passado até agora, mais de 3 milhões de notificações foram encaminhadas. Esse serviço aumenta a proteção da identidade digital dos usuários e a nossa expectativa é ampliar o Notifica para as pessoas jurídicas até o fim do ano”, adiantou Camolesi, ao destacar que o objetivo é reforçar a segurança contra fraudes e o uso indevido de identidades digitais.



