Vagas em TI têm saldo negativo no 2º semestre de 2017
Os Administradores de Banco de Dados (DBA – Database Administrator, na sigla em inglês) não vivem um bom momento, de acordo com o Índice de Confiança Robert Half (ICRH), com números referentes aos terceiro e quarto trimestres de 2017, que traz um seção com movimentações de admissões e desligamentos de profissionais qualificados permanentes. O saldo de empregos formais de DBAs foi negativo nos dois trimestres: – 51 e – 65, respectivamente.
No terceiro trimestre, foram admitidos 236 profissionais para o cargo, enquanto outros 287 foram demitidos. Nos três meses seguintes, o número de admitidos foi de 171, enquanto o de desligados foi de 236. O cargo aparece em uma lista junto a outras 15 profissões com destaque negativo, sendo a de engenheiro com o pior saldo: -7,3 mil.
Entre os cargos de TI, o de Programador de Sistemas de Informação é outro que aparece na lista, com saldo negativo de 92 empregos no quarto trimestre, mas, por outro lado, com terceiro trimestre positivo, com saldo positivo de 282.
O setor de Informação e Comunicação teve saldo negativo de 1,4 mil e 2 mil nos dois últimos trimestres de 2017. Entre julho e agosto, foram contratados 18,4 mil profissionais, enquanto 19,8 mil perderam o emprego. Já entre setembro e dezembro, foram 16,4 mil admitidos ante 18,5 mil demitidos. Os números gerais ligam o alerta, já que o setor teve o sétimo pior desempenho dentre 19 avaliados.
Segundo a Roberto Half, os números são baseados no emprego formal, disponibilizados pelo Ministério do Trabalho no sistema de Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), com filtros específicos para monitorar o movimento de Profissionais Qualificados.