Amdocs: Teles vão investir em inteligência para monetizar o uso da rede
As operadoras investiram fortemente na infraestrutura de rede 5G ao longo deste ano, mas terão, no curto prazo, de trabalhar mais a camada de billing, de interface e de aplicação para os usuários, observou o presidente da Amdocs na América Latina, Clayton Cruz. À CDTV, do portal Convergência Digital, o executivo disse, no Futurecom 2023, que o próximo passo para as teles é apostar na inteligência.
“As teles vão continuar fazendo infraestrutura, mas vão investir mais em sistemas para ter mais inteligência e, principalmente, para monetizar os investimentos que estão sendo feitos na construção das redes”, adicionou Cruz. A Amdocs também embarcou na jornada da inteligência artificial. A companhia está trazendo a solução Amazing, com o intuito de habilitar a inovação e a eficiência operacional e ajudar na redução de custos.
“Em pouco tempo, as teles vão cobrar por eventos. Elas vão ter flexibilidade para fazer essa cobrança e acredito que esse novo modelo de negócio comece a acontecer em 2024”, preconizou.
Ao completar 25 anos de atuação, a Amdocs comemora o fato de ter participado da construção das redes 2G, 3G, 4G e 5G e quer participar também no que está por vir nas telecomunicações. Entre as apostas estão as redes privativas. Clayton Cruz falou do projeto do governo e disse que ‘ele demanda tempo e atuação cautelosa’. Assistam à entrevista com o presidente da Amdocs América Latina, Clayton Cruz.