GovernoInternet

Nova carteira de identidade e IR autopreenchido batem recorde de contas Ouro no Gov.br

Governo destaca que 166 milhões credenciais no Gov.br já adotam biometria

Segundo a Secretaria de Governo Digital, nesta quinta, 3/4, o número de contas Ouro (67,55 milhões) ultrapassou pela primeira vez o de contas Bronze (67,53 milhões) no Gov.br. Os dados oficiais do Ministério da Gestão revelam que, dos 166 milhões de usuários cadastrados, mais de 40% agora possuem contas com o mais alto nível de segurança disponível.

“Ter mais contas Ouro que Bronze significa que a maioria dos brasileiros agora possui credenciais validadas por biometria, seja através da Carteira de Identidade Nacional, dos dados da Justiça Eleitoral ou por certificado digital ICP-Brasil”, diz o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.

O crescimento das contas Ouro acompanha a expansão da Carteira de Identidade Nacional, que já ultrapassou a marca de 17 milhões de documentos emitidos. A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda também é recurso exclusivo para contas de nível Prata ou Ouro. No Gov.br, os serviços mais procurados pelos brasileiros são a Assinatura Eletrônica, Meu INSS, Meu SUS Digital, inscrições para o Enem e Fies, além das Carteiras de Trabalho e de Trânsito Digitais.

Para alcançar o nível Prata, os usuários precisam realizar reconhecimento facial comparando sua imagem atual com a foto registrada na Carteira Nacional de Habilitação, ou validar seus dados em um dos 14 bancos credenciados pelo Gov.br. Já o nível Ouro, o mais seguro disponível, exige validação biométrica através dos dados da Justiça Eleitoral, leitura do QR Code da Carteira de Identidade Nacional ou a utilização de certificado digital compatível com a ICP-Brasil.


Botão Voltar ao topo