EMBRACO compra startup catarinense de tecnologia disruptiva de dados
A Embraco, multinacional focada em inovação e fabricante mundial de compressores herméticos para refrigeração, aposta em novos modelos de negócio com o objetivo de antecipar tendências do mercado e diversificar seu modelo de atuação. A empresa adquiriu a start up brasileira UpPoints, que desenvolveu um sistema inovador de reconhecimento de imagem e análise da performance de vendas de produtos no ponto de venda, bem como o comportamento do consumidor, além de contribuir com o gerenciamento do negócio das fabricantes de bens de consumo e toda a cadeia de abastecimento. Os valores da transação não foram revelados.
Por meio de uma câmera que realiza imagens da prateleira, a start up, fundada em Florianópolis/SC, envia dados e informações em tempo real que poderão ser usadas pelas indústrias para embasar decisões estratégicas. “Trata-se de uma tecnologia disruptiva que utiliza inteligência artificial e algoritmos com uma solução acessível e escalável. Com a interpretação dos dados em mãos, as empresas conseguem saber que decisão devem tomar em relação ao ponto de venda. Inclusive, o algoritmo já recomenda algumas ações estratégicas”, define José Glorigiano, diretor presidente da UpPoints.
“Na Embraco, inovação é feita em tecnologia dos produtos, e também em negócios, serviços e processos. Como multinacional do segmento da refrigeração nosso papel é investir em pesquisa científica, e também identificar startups e novos modelos de negócio e combiná-los de forma inteligente”, acrescenta Eduardo Andrade, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento e Novos Negócios da Embraco.
No comunicado ao mercado, as empresas afirmam que a aquisição tem como objetivo acelerar o crescimento do negócio por meio de sinergias com executivos de negócios e engenharia, já que a companhia é focada em inovação e antecipa tendências no mercado da refrigeração há mais de 45 anos. Além da Embraco, que é sócia majoritária da UpPoints, o negócio conta com a acionista Startup Farm, empresa referência no mundo desse ecossistema. Seus fundadores Cristian Fernandes e Graciliano Passos continuam sendo acionistas e diretores da empresa, comercial e tecnologicamente.
Nesse primeiro estágio o foco é em clientes brasileiros, mas a UpPoints já planeja o crescimento do negócio para outros continentes. “Pelo fato da tecnologia ser disruptiva e exigir do negócio uma tecnologia global, pretendemos expandir para Europa e América do Norte num curto prazo”, revela Glorigiano. O plano estratégico da start up visa a instalação de mil pontos de captura em 2017 com o grande foco em resolver o problema da indústria no varejo. “Já estamos negociando a implementação da tecnologia com grandes marcas de bens de consumo”, completa o executivo.