Internet

Brasil começa a adotar endereços ‘ong.br’

O NIC.br lança a partir de 27/8 uma nova categoria de domínio de primeiro nível da internet no país, com o uso de endereços “ong.br”. Eles são destinados a organizações sem fins lucrativos, associações, grupos de interesse e outros conjuntos de usuários, mesmo que não tenham personalidade jurídica.

“Nos últimos anos, tem crescido o número de grupos de interesse e entidades informais das mais variadas áreas e, assim, a demanda por nomes de domínios que os caracterizem”, afirma o diretor presidente do NIC.br, Demi Getschko. O objetivo ao criar o ‘ong.br’ como categoria aberta, genérica, é atender aos interesses legítimos de associações e profissionais informais que encontram significado e relevância no nome.

Segundo o NIC.br, titulares do domínio restrito ‘org.br’ estarão protegidos por uma restrição permanente à nova categoria. Só será aceito o registro de nome já presente no ‘org.br’ quando o pedido para um novo domínio ‘ong.br’ for feito pelo próprio titular, evitando homônimos em ambas as categorias.

Com essa restrição, estamos preservando a unicidade de identidade das associações sem fins lucrativos formais que já possuem domínios ‘org.br’ e, com sua reputação e homogeneidade, fazem do ‘org.br’ um porto seguro na internet. Caso uma associação seja titular, por exemplo, do domínio ‘nossogrupo.org.br’, somente o próprio titular poderá registrar ‘nossogrupo.ong.br’”, explica o diretor de serviços e de tecnologia do NIC.br, Frederico Neves. A anuidade de um domínio ‘.br’ custa R$ 40.

* Com informações do NIC.br


Botão Voltar ao topo