Governo da Áustria tenta lei para quebrar criptografia do WhatsApp
O governo da Áustria tem um projeto de lei para a quebra da criptografia do Whatsapp, com a previsão de que as autoridades, caso assim autorizado pela Justiça, tenham acesso a conversas no aplicativo em tempo real, assim como a outros serviços online, como Skype.
Um anteprojeto nesse sentido está sendo apresentado a políticos, técnicos, entidades de direitos civis e especialistas no tema, colhendo opiniões ao texto até o fim de agosto, quando o governo da austríaco pretende encaminhar a proposta ao parlamento.
Segundo a agência Reuters, um porta voz do Ministério da Justiça da Áustria explicou que “Viena está buscando acesso em tempo real a informações das conversas em casos em que o tribunal tenha dado permissão e que sejam relacionados a crimes de terrorismo ou que prevejam pena mínima de cinco anos de prisão”.
O governo da Áustria diz que a lei vai garantir a base legal para autoridades buscarem uma solução técnica para contornar a criptografia das comunicações de forma remota e em tempo real.
* Com informações da Reuters