Mercado

Componentes: Procon-SP notifica fabricantes de TIC e exige resposta em 72 horas

O @proconsp, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, notificou as empresas Huawei, Lenovo, LG, Panasonic, Samsung, Semp Toshiba e Sony para que esclareçam sobre problemas no recebimento de materiais, componentes e insumos provenientes da China em razão do surto do coronavírus.

O @proconsp solicita que as empresas notificadas expliquem qual o plano de ação para enfrentar o problema apontado; se, além da atividade de fabricação, os problemas para o recebimento causarão impacto nos serviços de reparo; e até quando os serviços de venda e reparo poderão ser garantidos aos consumidores dentro dos prazos legais e contratuais. As empresas têm 72 horas para responder.

“O momento é delicado e devemos ter diversas paralisações daqui para frente”, afirmou o presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica Eletrônica, Abinne, Humberto Barbato. Ele considera, entretanto, que, por enquanto, não há risco de falta de produtos acabados, como celulares e computadores, no mercado brasileiro. “O problema só não é mais grave porque dispomos da produção local destes produtos”, ressalta.

O levantamento da Abinee apura que apenas 4% das pesquisadas já operam com paralisação parcial em suas fábricas. Outras 15% já programaram paralisações para os próximos dias, a maior parte delas, também de forma parcial. Apesar do impacto no abastecimento, a pesquisa indicou que 54% ainda não têm previsão de parar suas atividades. A decisão dependerá de quanto tempo persistirem os problemas no abastecimento.


Botão Voltar ao topo