Venda de televisores ajuda indústria no primeiro bimestre
Números divulgados nesta terça, 4/4, pelo IBGE mostram que a produção industrial teve variação de 0,1% na passagem de janeiro para fevereiro – e queda de 0,8% na comparação com fevereiro de 2016. Mas se o retrato da média foi de estagnação, houve altas significativas na indústria automobilística e na produção de equipamentos de informática e de eletrônicos.
No caso de informática & eletrônicos, houve alta de 1,3% no mês e de 13,1% quando comparado com fevereiro de 2016. Alta que chegou a 18,5% no bimestre, resultado em grande medida impulsionado pelo desempenho da “linha marrom”, que cresceu 28,4%.
Nesse segmento, vale o destaque para a produção de televisores. Segundo a Eletros, as vendas de aparelhos de TV cresceu 37% no primeiro bimestre do ano, movimento que deve prevalecer por algum tempo, ainda que curto, por conta do desligamento dos sinais analógicos em São Paulo.
No desempenho ainda do setor de equipamentos de informática e eletrônicos, o IBGE lista como produtos com resultado positivo, além dos televisores, a fabricação de cartões inteligentes (smart cards), placas de circuito impresso montadas para informática, telefones celulares e antenas.