Mercado

Vivo compra IPNET por R$ 230 milhões e avança em cloud

A Vivo foi às compras e anunciou nesta segunda-feira, 22/07, a compra da IPNET, empresa especializada em cloud computing e principal integradora de serviços em nuvem do Google no Brasil.  A operação será realizada por meio da Telefônica Cloud Brasil (TCloud Brasil), companhia controlada pela Telefônica Brasil (50,01%) e Telefónica Tech (49,99%), e pode atingir o montante de até R$ 230 milhões.

A transação está condicionada ao cumprimento de métricas operacionais e financeiras acordadas entre as partes, e está sujeita a condições precedentes usuais a esse tipo de negócio, incluindo aprovação do CADE. Com a aquisição, a Vivo ampliará o número de profissionais especializados da TCloud Brasil e acelerará o plano de crescimento neste segmento com a incorporação de toda a equipe (gestão e operação).

Hoje, a IPNET tem mais de 260 colaboradores, e conta com uma base de 1,4 mil clientes. A companhia é a principal parceira do Google no Brasil, tendo como principais linhas de negócio a revenda de produtos e prestação de serviços relacionados ao Google Cloud Platform e Google Workspace. Com a operação, as competências da empresa serão combinadas com a escala, a capilaridade e a expertise da força de vendas da Vivo. Em 2023, a IPNET gerou receita líquida de R$ 218 milhões, um crescimento de 35% no comparativo anual.

“Essa união consolida a Vivo como referência em integração de tecnologias e expande o nosso ecossistema digital, que já conta com importantes parceiros globais. Queremos contribuir com o processo de digitalização das empresas e, assim, viabilizar diferentes modelos de negócio, acelerar o time-to-market de novos produtos e soluções, além de contribuir para a redução dos custos operacionais, ganho de eficiência e melhor alocação de investimentos dos nossos clientes”, pontua o vice-presidente de Negócios da Vivo, Alex Salgado. 

Para o atual CEO da IPNET, Fábio Carneiro, a aquisição aumentará a capilaridade da empresa a partir do relacionamento com os clientes da Vivo e da robusta equipe de vendas da companhia, com mais de cinco mil vendedores em todo o país. “Nossa reputação e reconhecida experiência no mercado como integrador de tecnologia, aliada à força da marca e de vendas da Vivo, pode nos colocar na linha de frente como principal parceiro tecnológico das empresas em seus processos de transformação digital”, celebra Carneiro.


Com a operação, a Vivo reforça seu posicionamento como uma empresa de tecnologia. Com 1,6 milhão de clientes, sua unidade corporativa se destaca pela evolução de seu ecossistema digital, composto por serviços de IoT, big data, cibersegurança e cloud, que registraram receita de R$ 3,5 bilhões (LTM 1TR 2024), alta de 20% (LTM 1TR 2024 x LTM 1TR 2023), e são responsáveis por 6,8% de toda a receita da Vivo no período.

Estratégia em nuvem

O investimento no segmento de serviços de cloud é uma estratégia global do Grupo Telefónica. Nos últimos anos, a Telefónica Tech, unidade de negócios do Grupo voltada para o mercado corporativo que concentra serviços digitais como cloud, cibersegurança, IoT, big data, inteligência artificial e blockchain, fez importantes aquisições para sua atuação no mercado europeu, como a Incremental e Cancom, no Reino Unido, a Be-terna, na Alemanha, e a espanhola Altostratus Cloud Consulting. 

“Com a Telefónica Tech, trouxemos à Vivo uma estratégia de negócio com visão mais global, inserindo os nossos clientes empresariais em um ambiente com profissionais altamente capacitados, com processos e plataformas inteligentes e um ecossistema dinâmico de alianças e parcerias relevantes com líderes globais”, finaliza Salgado.

Botão Voltar ao topo