Segurança

Criminoso desbloqueia iPhone 12, rouba dados e justiça pune Apple no Brasil

A Apple terá de indenizar um consumidor por fragilidade na segurança do aparelho Iphone 12. Ele teve o aparelho furtado e, mesmo sem senha, criminosos acessaram seus dados e realizaram transações bancárias. Pelo entendimento de que houve falha na segurança do produto, a 4º JEC de Vitória/ES julgou procedente o pedido e fixou a indenização em R$ 5 mil.

O autor da ação relata que teve o aparelho furtado na cidade de São Paulo por quadrilha que rouba aparelhos com o uso de bicicletas. Diz que o praticante do ato criminoso, mesmo sem sua senha, conseguiu rapidamente modificar a senha do ID Apple, desinstalou a funcionalidade de busca e teve acesso a todos os dados do autor, realizando inclusive transações financeiras.

O autor afirmou não ser razoável que um aparelho da marca da empresa ré, e que custa aproximadamente R$ 6 mil, não ofereça o mínimo de segurança aos consumidores, já que o aparelho foi furtado bloqueado, e o desbloqueio só se daria mediante senha e identificação visual. Pleiteou, pelos fatos, indenização por danos morais.

A Justiça entendeu que ficou demonstrado, de fato, que o praticante do furto ou seus comparsas conseguiram modificar a senha do ID Apple do requerente, desinstalaram a funcionalidade de busca do aparelho e com isso tiveram acesso a todos os dados do requerente, de modo a realizar transações financeiras.

“Tal fato deixa demonstrada a fragilidade do sistema do aparelho de celular, sendo forçoso o reconhecimento do pedido inicial, já que para todas as funcionalidades alteradas pelos criminosos, necessário ao menos utilização de senha pessoal.”


A instituição financeira onde o autor tem conta realizou restituição da quantia retirada de sua conta indevidamente, ao considerar que restaram comprovadas as alegações do autor. Mas a decisão determinou indenização por danos morais,

* Com informações do portal Migalhas

Botão Voltar ao topo