Telecom

Anatel abre consulta para atualizar celulares, ERBs e IoT ao 5G

A Anatel abriu nesta quarta, 4/3, consultas públicas para discutir mudanças nas regras que tratam da avaliação de equipamentos a serem certificados pelo órgão regulador, tendo em vista a chegada do 5G. A ideia, portanto, é atualizar as normas de avaliação de conformidade para celulares, estações radio-base e equipamentos para internet das coisas. 

Ao lembrar que o Conselho Diretor da agência já tem em consulta o edital do leilão 5G, a Superintendência de Outorgas e Recursos à Prestação propôs as consultas, pelo prazo de 60 dias, para os mencionados equipamentos quando utilizadas as faixas de frequência entre 450 MHz e 6 GHz. A base das mudanças são critérios internacionais definidos pelo 3GPP. 

Sustenta a área técnica da Anatel que o Brasil já conta com cerca de 230 milhões de assinaturas de acessos móveis e o número de dispositivos conectados tende a crescer à medida em que novos equipamentos, tecnologias e serviços, que dependem de conexão de dados, são disponibilizados aos consumidores. 

“A implementação de redes móveis de quinta geração (5G) com requisitos mínimos de qualidade, segurança e interoperabilidade torna-se essencial para atender essa crescente demanda, pois possuem capacidade para absorção de milhões de dispositivos operando com altas taxas de transmissão de dados (teoricamente dezenas de vezes superiores às redes 4G) e com baixa latência (teoricamente dezenas de vezes inferiores à rede 4G).”

As sugestões devem ser encaminhadas, preferencialmente, por meio do sistema eletrônico de consultas públicas da Anatel, pelo endereço http://sistemas.anatel.gov.br/sacp.


Botão Voltar ao topo