Telecom

Anatel vai soltar consulta pública sobre redes privadas na faixa de 3,7- 3,8 GHz

A Anatel projeta soltar ainda nesta semana, uma consulta pública sobre requisitos técnicos para a operação de redes privativas na faixa de 3,7-3,8 GHz – em convivência com serviços satelitais. O prazo foi repassado pelo superintendente de outorgas e recursos à prestação da agência reguladora, Vinicius Caram, durante debate no TELETIME Tec, realizado nesta terça-feira, 25.

“Estamos trabalhando nos requisitos específicos de 3,7-3,8 GHz, para convivência com setor satelital. Vemos oportunidade de permitir uso indoor em baixa potência, com sistema de gestão de espectro que estamos desenvolvendo. A proposta é ter 1 km de distância para uso indoor entre estação e aplicação e distância de 10 km para uso outdoor em parque fabril”.

Ainda segundo o superintendente, a ideia é colocar o tema em consulta nesta semana, com um prazo de 45 dias para contribuições. Caram notou que a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que tem um piloto desde o início deste ano, tem fornecido informações de resultados de testes no âmbito de parceria entre as duas entidades.

A Anatel lembrou também que o modelo de redes privativas já é permitido para empresas em outras faixas, conforme regulação do SLP. Vale notar que interessados na possibilidade também aguardam mudanças no Regulamento de Uso de Espectro (RUE) para ampliar investimentos em espectro secundário.


Botão Voltar ao topo