Telecom

Android 11 tem API de conectividade 5G

A partir desta quarta-feira, 18/03, o Google liberou a segunda prévia do Android 11 para desenvolvedores e, assim, dar mais acesso às APIs necessárias para os próximos recursos da nova versão do sistema operacional, incluindo APIs adicionais para conectividade, dispositivos dobráveis e privacidade. Entre as novidades da nova versão estão:

Novos recursos de privacidade: O novo Android 11 contará com a limitação da capacidade dos aplicativos de consultar a lista de outros aplicativos instalados no aparelho. Além disso, o sistema também trará novos tipos de serviços de primeiro plano para a câmera e microfone. A principal mudança está em uma maior proteção de dados de aplicativos e usuários em armazenamento externo, com melhor gerenciamento de arquivos em cache, sendo assim, os dados utilizados para determinadas ações de um aplicativo não poderão ser mais armazenados.

Compatibilidade de aplicativos: Para ajudar os desenvolvedores nos testes, foram realizadas diversas mudanças de ruptura alternáveis para facilitar os testes de compatibilidade e tornar possível forçar a ativação ou a desativação dessas alterações.

Melhorias na filtragem de chamadas: Com essas novas APIs, será possível, além de checar o status dos protocolos de combate à falsificação de identificação de chamadas, relatar motivos de rejeição de chamadas e, com a devida permissão, verificar se uma ligação é para ou de um dos números nos contatos do usuário. Essas APIs ajudarão, principalmente, nos testes de aplicativos que realizam verificações de segurança através de ligações.

Transições sincronizadas do IMEI: Um novo conjunto de APIs permitirão que os desenvolvedores sincronizem o conteúdo dos aplicativos com o IMEI e com os canais de comunicação dentro do sistema, enquanto animam dentro e fora da tela, facilitando a criação de transições IMEI naturais e intuitivas.


API de conectividade 5G:  Essa novidade possibilitará que os desenvolvedores verifiquem rapidamente se o usuário está conectado a uma rede 5G, podendo, dessa forma, customizar a experiência do usuário de 5G em seu aplicativo ou marca, oferecendo gráficos avançados e uma comunicação instantânea.

Sensor de perspectiva para smartphones dobráveis: O Android 11 passará a contar com um sensor que permite obter o ângulo das superfícies dos dispositivos dobráveis para criar experiências adaptáveis para esses devices

Suporte de câmera no emulador: Com esse suporte, será possível criar e testar os  aplicativos com quaisquer recursos de câmera adicionados no Android 11.

“Para os desenvolvedores de aplicativos, as prévias do Android 11 são importantes porque este é o momento em que eles poderão testar seus apps para a nova versão do sistema operacional. Para o Google, o feedback dos desenvolvedores é valioso, porque nos ajuda a melhorar o sistema até o lançamento da versão final”, diz Neto Marin, Senior Developer Advocate de Android para o Google.

Botão Voltar ao topo