EUA autorizam Qualcomm a exportar chips 4G para Huawei, mas proíbe o 5G
A Qualcomm recebeu uma licença de exportação do governo dos EUA, que autoriza a fabricante norte- americana a fornecer componentes para a Huawei, mas somente relacionada aos chips 4G. Tudo voltado para o 5G segue proibido, segundo informações da agência Reuters.
Um representante da Qualcomm disse à Reuters que recebeu uma licença para vários produtos que abrangem alguns componentes 4G e tem outras aplicações pendentes. Embora a isenção seja uma boa notícia para a Huawei, o limite de chips 4G significa que o fornecedor enfrentará graves problemas de abastecimento para seus smartphones 5G.
A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, que fabrica chips Kirin para aparelhos Huawei 5G, parou de receber novos pedidos de chips da Huawei em maio, depois que o governo dos Estados Unidos aumentou as restrições.
As empresas globais de semicondutores foram obrigadas a interromper o fornecimento à Huawei depois que as restrições foram implementadas em 15 de setembro. As sanções, anunciadas em agosto, significam que as empresas precisam de uma licença de exportação para exportar componentes para a Huawei ou uma afiliada listada usando equipamentos feitos com tecnologia dos EUA.
A Qualcomm supostamente se juntou a várias empresas para solicitar uma isenção. Em setembro, a Intel foi uma das primeiras empresas a revelar que havia recebido uma licença para continuar fornecendo à Huawei.
* Do MWL