No Brasil, mais da metade das crianças acessa conteúdo adulto pelo smartphone
Mais de um terço das crianças e adolescentes de 3 a 14 anos no Brasil usa smartphones e muitas delas têm acesso a conteúdo que não deveriam acessar. O conteúdo indesejado mais acessado por esta faixa etária é para adultos (59%) e aquele que mostra ou promove violência (36%). Estes são os resultados de uma pesquisa realizada pela Avast, com mais de 1.800 pais de crianças e adolescentes no país. O objetivo da pesquisa foi descobrir como os pais impedem seus filhos de acessar conteúdo indesejável ao usar dispositivos móveis.
“O surgimento dos smartphones trouxe informações nas pontas dos dedos para praticamente todo mundo, incluindo as crianças”, disse Gagan Singh, VP Sênior e General Manager Mobile da Avast. “No entanto, há conteúdo obcuro se escondendo online, tornando vital para os pais estarem cientes do que as crianças acessam ao usar um dispositivo móvel. A Avast está lidando com isso com uma oferta de controle parental para as operadoras, que já é implementada pelos quatro grandes provedores de telecomunicações nos EUA, e agora está lançando também nos mercados da América Latina “.
Três em cada cinco brasileiros com menos de 18 anos usam um smartphone, mas apenas 17% dos seus pais usam um aplicativo de controle parental para monitorar o que seus filhos estão fazendo. Um terço dos pais entrevistados não sabia que os aplicativos móveis de controle parental existiam e outro terço disse pensar que seus filhos eliminariam o aplicativo se o encontrassem no dispositivo que utilizam. Abaixo está um detalhamento dos conteúdos indesejados acessados pelas crianças e adolescentes, subdivididos a seguir em faixas etárias:
Acessou um site ou aplicativo que continha malware
32% de 3-6 anos
21% de 7-10 anos
17% de 11-14 anos
Acessou um site ou aplicativo que continha conteúdo adulto
50% de 3-6 anos
48% de 7-10 anos
69% de 11-14 anos
Acessou um site ou aplicativo que mostrou ou promoveu violência
47% de 3-6 anos
43% de 7-10 anos
25% de 11-14 anos
Acessou um aplicativo com compras, que resultou numa cobrança em dinheiro
21% de 3-6 anos
17% de 7-10 anos
17% de 11-14 anos