Telecom

Rússia já tem ordem judicial para banir Telegram

O governo da Rússia já conta com uma decisão judicial favorável ao bloqueio do aplicativo de mensagens Telegram, com sede no país que conta com cerca de 200 milhões de usuários no mundo, especialmente entre os próprios russos. É mais um movimento na queda de braço entre o governo e o app pelo acesso a comunicações dos usuários.

“A Corte decidiu atender os pedidos do Roskomnadzor [a agência reguladora de telecomunicações na Rússia] para impor restrições de acesso ao mensageiro Telegram e parar a provisão de condições técnicas para a troca de mensagens”, informou a agência russa TASS citando declarações da juíza responsável.

O presidente da agência reguladora Roskomnadzor, Alexander Zharov, também é citado pela TASS informando que o aplicativo será banido em breve, mas sem precisar quando. O fundador e presidente do Telegram, Pavel Durov, afirma que o app vai tentar contornar tecnicamente o bloqueio, mas não garante 100% de acesso sem o uso de redes virtuais privadas, as VPNs.

Ainda no ano passado, o Telegram rejeitou o pedido da FSB para entregar as chaves criptográficas, sendo então multado em 800 mil rublos, ou cerca de R$ 45 mil. O aplicativo, então, recorreu ao Judiciário. Mas perdeu. A decisão da Suprema Corte russa, desfavorável ao aplicativo, saiu no fim de março. Em seguida, o Roskomnadzor apresentou o pedido para bloquear o app pelo descumprimento da ordem.
* Com informações da Reuters


Botão Voltar ao topo