Telecom

Trump muda de ideia e resolve ‘ajudar a ZTE a fazer negócios’

Mudou de ideia. Neste domingo, 13/05, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu que vai ajudar a ZTE – que teve de suspender as operações por conta do duro bloqueio imposto pelo próprio governo dos Estados Unidos – a ‘retomar as atividades rapidamente. Na prática, Trump cedeu à pressão da China, que exigiu uma resolução- rápida- para o impasse da ZTE como pré-requisito para discussões comerciais mais amplas com os Estados Unidos.

Na sua tentativa de rever a posição, Trump usou o twitter. “Empregos demais perdidos na China. O Departamento de Comércio foi instruído a resolver isso!”, escreveu o presidente no microblog, afirmando que ele e o presidente chinês, Xi Jinping, estavam trabalhando em uma solução para a ZTE.

No mês passado, o Departamento de Comércio dos EUA proibiu companhias norte-americanas de venderem produtos para a ZTE por sete anos como punição depois que a companhia chinesa foi descoberta vendendo ilegalmente produtos dos EUA para o Irã e a Coreia do Norte, quebrando um acordo de 2017. A descoberta ocorreu durante uma investigação promovida pelo governo Barack Obama, antecessor de Trump.

A punição cortou o acesso da ZTE a importantes componentes como chips, fazendo a segunda maior fabricante de equipamentos para telecomunicações da China anunciar na semana passada a suspensão de suas principais operações.


Botão Voltar ao topo