Robótica chega às salas de aulas de São Paulo
A Qualcomm e a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo anunciaram nesta quinta-feira, 05/7, o lançamento de um projeto piloto para levar aulas de pensamento computacional e robótica a alunos da rede estadual de ensino. O RoboLab – Conectando a Educação ao Futuro tem como objetivo promover a aprendizagem da linguagem de máquina, ou letramento digital, de alunos de escolas públicas, por meio do uso de dispositivos conectados à Internet de alta velocidade.
O projeto RoboLab é uma iniciativa da Qualcomm em parceria com o Grupo +Unidos. E trabalha com a perspectiva de incentivar que escolas públicas incluam disciplinas de computação no currículo escolar, uma tendência presente em escolas particulares e contemplada na nova Base Nacional Comum Curricular, documento recém-aprovado que norteia as práticas pedagógicas no país.
Foram selecionadas 10 escolas da rede estadual das regiões Sul 1 e Sul 3. Os professores de cada escola receberão formação para ministrarem aulas e oficinas de pensamento computacional e robótica aos alunos do ensino fundamental II e médio. No final do ano, os alunos participarão de uma competição que premiará os projetos de robótica com as ideias mais criativas e inovadoras. Cada uma das escolas contará com um laboratório de robótica equipado com dispositivos e ferramentas conectados à banda larga móvel da rede 4G.