Inovação

Reino Unido usa influência social para melhorar serviços públicos

O governo do Reino Unido demonstrou que o uso das ciências sociais pode provocar ganhos significativos no desempenho de serviços públicos. O diretor de programas internacionais do Behavioural Insights Team britânico, Luke Havenscroft, apresentou, na Semana de Inovação 2017, casos de aplicação prática de psicologia social e comportamento econômico.

“Isso começou com a busca de novas abordagens que tivessem redução de custos no Estado. Mas também havia muita pesquisa em ciências comportamentais, em psicologia social, comportamento econômico. Primeiro fizemos uma pequena mudança na cobrança impostos, de forma a melhorar o pagamento em dia. Quando há atraso, o governo envia uma carta ao contribuinte. O que fizemos foi incluir uma linha: ‘9 de cada 10 pessoas pagam os impostos em dia’. E essa única linha já fez diferença”, revelou.

Segundo ele, são estratégias motivacionais. “É sobre incentivos, mas especialmente coisas que motivam o comportamento. A carta envolve influência social, porque nos importamos com o que os outros pensam. Outra mudança foi no serviço de emprego. Tradicionalmente quando alguém procura uma agência de empregos, a conversa é sobre o que o trabalhador tentou encontrar na semana passada. Aqui mudamos a abordagem para planejar o que o trabalhador tentaria encontra na semana seguinte. Mais uma vez, uma pequena mudança obteve resultados significativos.” Assistam a entrevista.


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