Wi-Fi Alliance disponibiliza certificação para o Wi-Fi 6
O programa de certificação de Wi-Fi 6 da Wi-Fi Alliance já está disponível para aparelhos baseados no padrão 802.11ax do IEEE, que ficou conhecido como Wi-Fi 6. O programa de certificação traz novos recursos e capacidades que permitem um desempenho geral da rede Wi-Fi substancialmente maior em ambientes desafiadores com muitos dispositivos conectados, como estádios, aeroportos e parques industriais.
Com o aumento da adoção da última geração de Wi-Fi, os fornecedores de produtos e prestadores de serviços podem confiar na certificação, pois ela distinguirá produtos e redes Wi-Fi 6 que atendam aos mais altos padrões de segurança e interoperabilidade. O Wi-Fi CERTIFIED 6 fornece melhorias significativas de capacidade, desempenho e latência para todo o ecossistema Wi-Fi, garantindo produtos de todos os fornecedores para que funcionem bem juntos para oferecer maior inovação e oportunidade.
Este novo padrão para as conexões sem fio (Wi-Fi) está sendo lançado com a promessa de oferecer redes capazes de suportar cada vez mais dispositivos conectados simultaneamente sem perda de velocidade. A sexta geração marca uma maneira mais intuitiva de nomear as gerações das conexões de internet sem fios. O objetivo é que, desta forma, as pessoas consigam facilmente identificar as versões.
A implantação de Wi-Fi 6 pode atenuar algumas das dificuldades de crescimento que o Wi-Fi está enfrentando, garantindo que as operadoras, empresas e fornecedores atendam aos importantes acordos de nível de serviço (SLAs, na sigla em inglês).
A WBA alerta que, globalmente, a dependência de Wi-Fi continua a crescer exponencialmente, impulsionada por vários fatores, tais como 9 bilhões de dispositivos Wi-Fi no mundo e a geração de mais de 33 bilhões de exabytes de tráfego IP — sendo que a expectativa é que este montante, em 2022, alcance mais de 63 bilhões de exabytes de tráfego IP, uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 23%.